Sábado (14), integrantes dos grupos produtivos beneficiados pelo Projeto Florescer se reuniram no primeiro Encontrão de 2012, que aconteceu no Centro de Economia Solidária (CESOL). Os Encontrões acontecem periodicamente e são uma estratégia para integrar os grupos produtivos ao oportunizar a convivência entre eles. Segundo Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto Florescer, os Encontrões proporcionam a integração entre as cooperadas de todos os grupos produtivos: “É uma oportunidade para a troca de experiências e o compartilhamento de desafios e sucessos entre eles”, diz a coordenadora.
Nesse primeiro Encontrão, os integrantes, além de se conhecer melhor, refletiram sobre o conceito de cooperação e sobre a convivência em grupo. “É sempre bom conhecer as pessoas das outras cooperativas. Esse momento foi muito importante pra gente se conhecer, conversar”. Relatou Angelina, da COOPERCID – Cooperativa Costurando Ideias.
A escolha do CESOL como sede para o primeiro Encontrão foi um estímulo para os grupos produtivos beneficiados pelo Florescer, pois o Centro é um espaço onde cooperativas formalizadas e cadastradas podem expor e comercializar suas produções. “Todo mundo pensa que cooperativa é uma brincadeira, mas não é não. A gente não ganha muito, mas eu já ganhei de R$20,00 a um salário mínimo. E é isso que me ajuda a pagar minhas contas”. As palavras de incentivo para os que estão começando foram de Ana Carmem, da cooperativa de artesanato COOPERCRIA.
O Projeto Florescer é uma iniciativa da Avante – Educação e Mobilização Social, através da Linha Formação para o Trabalho, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através da Superintendência de Economia Solidária (SESOL), e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O objetivo é prestar assistência técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários (cooperativas e associações produtivas) já existentes nas comunidades do Calabar, Alto das Pombas, Roça da Sabina e Ibite. Bem como, apoiar a criação de novos grupos de trabalhadoras e trabalhadores associados, para atuarem sob a lógica solidária.