Os desafios do combate ao trabalho infantil estão em debate na formação de reeditores sociais promovida pelo projeto Todos Juntos, da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, da Avante – Educação e Mobilização Social, nos municípios da Bacia do Paramirim (Botuporã, Érico Cardoso, Caturama, Tanque Novo e Paramirim). Uma capacitação aconteceu entre os dias 27 e 28 de maio e contou com a participação de aproximadamente 30 atores sociais do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) da infância e da adolescência. As atividades do projeto são realizadas em parceria com a Agenda Bahia de Trabalho Decente, da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
O Todos Juntos é um projeto que busca desenvolver ações que mobilizam e fortalecem as instituições que integram o SGD. Com este objetivo, irá qualificar a atuação dos diferentes atores sociais, especialmente agentes públicos das áreas de atendimento do Sistema (educação, assistência social e saúde), conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares, para que possam exercer com eficiência e eficácia suas funções, de modo a possibilitar uma ação articulada voltada para a construção de um território livre do trabalho infantil.
Os municípios de Boquira, Ibipitanga, Rio do Pires e Macaúbas também vivenciaram a formação, nos últimos dias 23 e 24, que mobilizou 30 atores sociais do SGD para o desenvolvimento de ações de combate à exploração do trabalho infantil. As capacitações sensibilizam os participantes a se comprometerem com a promoção de atividades formativas dentro da sua instituição de origem sobre as piores formas de trabalho infantil, bem como planejem ações articuladas com e entre estas instituições para prevenir e combater o problema. A partir de agora os municípios estabelecerão planos de ação articulados que envolverão diferentes esferas que atuam na garantia e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, numa perspectiva intersetorial e prática.