No momento em que vivenciamos o retrocesso na garantia de direitos básicos de um terço da nossa população, formado por crianças e adolescentes, e os políticos esticam seus braços eleitorais para conquistar o voto (facultativo) de cidadãos entre 16 e 18 anos, surge no Brasil um movimento, uma agenda, para que os candidatos à Presidência da República coloquem a infância e a adolescência no centro do debate eleitoral. É o Movimento 227, que reúne ativistas, influenciadores, empresas, organizações e representantes de diversos setores da sociedade para reforçar a importância desses cidadãos para o desenvolvimento do Brasil.
O movimento vem com a força de quem se dedica a transformar o país, agora mais do que nunca, e inicia com a elaboração de um diagnóstico amplo dos atuais indicadores de saúde, educação, violência e assistência social. As organizações atuarão a partir de grupos de trabalho para preparar propostas que serão entregues aos candidatos, salientando os direitos das crianças e dos adolescentes para garantir o bem viver e a qualidade dos serviços que lhes são oferecidos. A Avante – Educação e Mobilização Social integra o Grupo de Trabalho (GT) de Educação, trazendo para o debate e para as propostas a experiência de 25 anos de atuação na área.
O conjunto de propostas que está sendo elaborado pela Agenda 27 irá compor um documento chamado Plano País e toma como referência/inspiração o Art. 227 da Constituição Federal: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.