logo_Prancheta 45

Cordas – converse com seu filho sobre deficiência

Cordas – converse com seu filho sobre deficiência

Recentemente (12 de março/2014) a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, em caráter conclusivo, uma medida que obriga as escolas regulares a oferecer cuidador específico para alunos com deficiência, se for verificado que o aluno precisa de atendimento individualizado. A legislação brasileira incentiva a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Circula nas redes sociais uma matéria da Folha de São Paulo divulgando um estudo da APAE de São Paulo que mostra que a criança com deficiência intelectual se desenvolve melhor em uma escola regular do que em uma unidade especial. Desta forma, a tendência é que as crianças tenham, cada vez mais, a oportunidade de conviver com as diferenças e ter nesta experiência um fator de impacto na sua formação. E se tratando do universo infantil, é certo que novas perguntas surgirão no repertório de porquês de cada idade.

Então, falar com elas sobre deficiência torna-se um desafio necessário a ser enfrentado. Mas como fazer isto? O assunto muitas vezes não está bem resolvido para boa parte dos adultos que, desejando abordá-lo com os pequenos ainda enfrentam as dúvidas de como adaptá-lo para o mundo infantil. Pois o premiado curta-metragem Cordas vem ser uma boa opção para quem deseja introduzir o papo com as crianças, ou mesmo entender que as possibilidades de relacionamento entre crianças ditas normais e especiais estão na mesma proporção da inocência, da criatividade e do prazer que elas têm na descoberta.
O filme apresenta a relação entre uma garotinha e um amigo com paralisia cerebral que vivem em um orfanato. A produção espanhola ganhou o Prêmio Goya 2014 na categoria melhor curta metragem de animação e foi inspirado na vida do diretor Pedro Solís que possui uma filha que desenvolveu uma relação muito especial com o irmão que sofria de paralisia cerebral. Envolvente e comovente, o curta é um ponto de partida para assuntos muitas vezes delicados como evitar a intolerância e o bullying.
Não se deixe intimidar pelo diálogo em espanhol. A história é de fácil entendimento. Você pode começar convidando seu filho a conhecer a história de María, uma menina alegre que mora em um orfanato e lá conhece Nicolás com quem desenvolve uma amizade. A Avante Indica.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo