logo_Prancheta 45

Fortalecendo a Relação Escola-Família-Comunidade 

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (GO), profissionais do CMEB Natália Aparecida Louzada Alves, famílias, estudantes e voluntários da comunidade local participaram com muito entusiasmo de um Grupo Interativo, organizado por uma comissão mista formada na escola. O desafio: atuar de forma colaborativa para o fortalecimento das aprendizagens de leitura e escrita de algumas/uns alunas/os do 3º ano do Ensino Fundamental e apoiá-las/os no processo de alfabetização, que ficou comprometido por conta do contexto pandêmico.

O Grupo Interativo é uma estratégia de ensino-aprendizagem que favorece a participação de pessoas externas à rotina da sala de aula, como voluntários e famílias, a atuarem com as/os estudantes, sob a liderança do/a  professor/a. O Grupo integra uma das etapas da Tecnologia Fortalecimento da Relação Escola-Família-Comunidade (FREFC) e tem como propósito mobilizar e formar para uma melhor integração e relação escola-família-comunidade, fortalecendo parcerias. 

A Tecnologia está em implementação em Luziânia, desde 2021, graças a uma parceria da Avante – Educação e Mobilização Social com o Itaú Social, via o Programa Melhoria da Educação, e a adesão da Prefeitura Municipal de Luziânia por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

Piloto do Grupo Interativo 

O piloto do Grupo Interativo no CMEB Natália Aparecida Louzada Alves vem sendo gestado desde maio, por meio de um planejamento cuidadoso de uma comissão mista. Família e comunidade foram mobilizadas para pensar em estratégias e ações conjuntas, por meio de um fortalecimento da cultura de parceria entre escola, família e comunidade. Posteriormente, será feita a avaliação da ação e sua divulgação na rede para que outras escolas possam se inspirar.

Fátima Beraldo, consultora associada da Avante, ressaltou que fortalecer a relação escola, família e comunidade é muito importante para a formação integral dos estudantes: “essa relação é complexa na realidade atual, o que exige da equipe escolar um olhar qualificado para as famílias das crianças, dos adolescentes, em sua singularidade, com base em princípios dialógicos”, explicou. 

Fátima contou que as escolas de Luziânia, com a assessoria da Avante, “vêm desenvolvendo ações com a participação dos familiares e da comunidade para potencializar aprendizagens cognitivas e socioemocionais das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas escolas municipais”. 

O gestor do CMEB, João Valdisson Cardozo, afirma que fortalecer a relação entre esses três atores – Escola, Família e Comunidade é um desejo da gestão e que por isso é possível observar os avanços. “Nosso trabalho, realizado com o apoio da parceira Avante, nos proporcionou a culminância de um dos projetos mais relevantes do nosso projeto político pedagógico, que é – desenvolver habilidades de leitura e escrita nos alunos do 3º ano com baixo rendimento”, explica. 

O gestor destacou que a criação do Grupo Interativo, com apoio da Avante, permitiu a reunião de professores da escola, com pais de alunos, alunos, estudantes de universidades, equipe técnica da secretaria de Educação e voluntários de escolas dos bairros vizinhos. “Aplicamos atividades diversificadas com três turmas distintas, nas quais, formamos pequenos grupos de alunos para que realizassem as atividades promovendo a interação social, partilhando os conhecimentos e se ajudando entre si, com o auxílio dos voluntários que os assistiam participando da interação também. Foi uma experiência nova, que despertou em nós o desejo de continuar com esse trabalho”, relatou com entusiasmo.  

A equipe técnica da Secretaria, durante a reunião de cogestão, destacou o quanto as ações da Tecnologia FREFC estão contribuindo para a participação educativa, avaliativa e decisória da família e comunidade. Além disso, estão lançando mão de diversas estratégias para apoiarem a melhoria da aprendizagem dos estudantes e o fortalecimento de vínculos.

A Avante atua em Luziânia por meio de duas tecnologias: a FREFC, apresentada acima, e a Formação e Gestão da Educação Infantil (FGEI), que promove o desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas com os princípios e conceitos existentes nos documentos norteadores nacionais para a Educação Infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI/2009 e Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017), qualificando a Educação das crianças entre 0 e 6 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo