Tecnologias Sociais
Espaço de acolhimento, informação e encaminhamento psicossocial
Atendimento comunitário, com vistas ao acolhimento de suas demandas sociais, psíquicas e biológicas. Favorece o acesso a diversos tipos de serviços como: saúde, educação, inserção profissional, cultura e lazer, por meio da consolidação de parcerias com a rede de serviços e atendimentos disponíveis na cidade. É oferecido, ainda, o fortalecimento e auxílio na construção de projeto de vida por meio de atividades de grupo.
Trocando em Miúdos
Como parte das ações formativas que realiza, a Avante promove viagens de estudo e intercâmbio de experiências profissionais, pois acredita que esta é uma potente estratégia de aprendizagem e formação. Além da programação acadêmica, ligada à área pedagógica, que acontece em universidades ou organizações formadoras consideradas expoentes na área, são realizadas visitas a escolas e atividades culturais, fundamentais para a ampliação do repertório do grupo.
Formação continuada de educadores
Esta tecnologia é utilizada em projetos de formação de profissionais que trabalham em diferentes áreas e linguagens da Educação Básica; em projetos sobre o tema da inclusão e do desenvolvimento moral, atuando na melhoria das relações interpessoais e redução da vulnerabilidade social de crianças e jovens.
Formação de educadores para redução da vulnerabilidade social, relacional e afetiva na infância
A tecnologia proposta surge de uma preocupação relacionada com as situações de alta vulnerabilidade sócio afetiva na infância. A finalidade é incidir na redução dessa vulnerabilidade social, relacional e afetiva a partir de ações formativas junto aos profissionais da educação, grupos de crianças e seus familiares. O foco é a aprendizagem ligada aos relacionamentos interpessoais, compreendendo a importância do campo das artes e da cultura como elemento facilitador deste processo.
Elaboração de propostas pedagógicas / currículos
Elaboração participativa de documentos curriculares para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. O trabalho é realizado a partir de um diagnóstico e análise minuciosa dos documentos já existentes, e organização de grupos de trabalho, oficinas e seminários, mediados por especialistas para a viabilizar um alinhamento e sistematização desse patrimônio.
Mapeamento e diagnóstico de Políticas Públicas e Serviços Municipais
Coloca à disposição dos cidadãos um conjunto qualificado de informações sobre o município:
Síntese da tecnologia:
1) pesquisa de dados visando a uma breve caracterização da realidade municipal – localização do município, área, limites, população, urbana e rural, histórico sucinto, indicadores econômicos e sociais, peculiaridades regionais e locais, se houver;
2) levantamento e análise de políticas públicas, equipamentos existentes no município, e suas localizações, capazes de atender a necessidades de proteção e educação do público alvo (rede pública e privada);
3) pesquisa de campo, em particular junto a órgãos e entidades ligadas às áreas de educação, saúde, assistência social, visando ao aprofundamento das informações;
4) elaboração e impressão do Mapa;
5) desenvolvimento de estratégias de distribuição e divulgação do Mapa no município a fim de facilitar e garantir sua consulta e utilização efetiva pelos setores interessados.
Fomento e criação de grupos produtivos
Metodologia de fomento e apoio a empreendimentos de economia solidária compostos por mulheres em área urbana apoiado em 3 etapas: gerencial, relacional e comercial. Além de disponibilizar um formato próprio de construção de Festivais e Feiras para a comercialização dos artigos produzidos pelos empreendimentos como forma de sustentabilidade para o escoamento da produção.
Família Cidadã
Metodologia de trabalho com famílias, comprometida com a perspectiva emancipatória, incentivo a autonomia e o protagonismo na superação de suas dificuldades. O trabalho privilegia quatro dimensões: subjetiva, cognitiva, sociocultural e politica, na busca por assegurar uma formação teórico-vivencial. Prevê a formação de reeditores sociais, especialmente entre agentes públicos das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, bem como lideranças comunitárias.
Formação de mediadores de leitura
A formação de mediadores de leitura realizada pela Avante objetiva aperfeiçoar ações de incentivo à leitura realizadas por educadores, professores, bibliotecários e estudantes. A formação acontece em 2 eixos – a relação pessoal do mediador com a leitura; e sua formação técnica. O primeiro eixo visa fomentar ou fortalecer o gosto pela leitura entre os mediadores, por meio de ações de fomento à leitura e ampliação cultural. A formação técnica instrumentaliza o mediador a planejar e realizar ações diversificadas de fomento à leitura para diferentes faixas etárias e participar de espaços de representação política por meio de conhecimentos sobre mediação, espaço de leitura, acervo, gestão e incidência em políticas públicas.