Agradecemos a sua receptividade ao convite para leitura deste relatório institucional da Avante – Educação e Mobilização Social. Ao longo das próximas páginas, trazemos informações sobre as ações desenvolvidas no biênio (2020 – 2021), bem como seus resultados e impactos. Nossa intenção primeira é oferecer transparência a todos aqueles que vêm nos acompanhando ao longo da nossa jornada enquanto caminhamos em direção à concretização da nossa Missão.
Iniciamos destacando que estes foram dois anos de desafios extras, pois fomos todos assolados por uma pandemia, com consequências diversas para todas as áreas – pessoal, organizacional, laboral, educacional, emocional, na saúde, na economia, na cultura e até mesmo nos parâmetros éticos, em amplitude global. Mas, por outro lado, foi também um período de muitas aprendizagens e conquistas. Cá pra nós, atravessar este capítulo tão complexo da nossa história exigiu de todos ainda mais dedicação e busca pelo potencial existente, adormecido e, muitas vezes, invisibilizado, em cada nova situação.
Assim, assumimos um slogan que se popularizou entre os defensores da democracia e dos direitos no pós eleição de 2018 – “ninguém larga a mão de ninguém”. Apesar do distanciamento físico imposto pela pandemia do Covid-19, nos mobilizamos no sentido de reafirmar e fortalecer parcerias, replanejar ações, intensificar a escuta ativa das comunidades com as quais estávamos conectados em todo o país e promover as mudanças necessárias para, ainda mais do que antes, oferecer um suporte que, em muitos momentos, ultrapassou as fronteiras formativas para encontrar o olho no olho e a escuta amiga. Assim, fortalecemos a busca por uma educação de qualidade para todos e intensificamos as articulações e mobilizações para que direitos conquistados não fossem usurpados. Sempre com acolhimento, colaboração, muita resiliência, e resistência.
Nos pusemos lado a lado com profissionais da educação e movimentos sociais para ajudar a transformar um momento que, a princípio, impunha muitas perdas pessoais e profissionais. Optamos, mesmo em situações tão adversas, focar na promoção de oportunidades de crescimento, de formação contínua, de reflexão das práticas. Pactuamos e repactuamos com parceiros para que os direitos das crianças fossem considerados, garantidos e conquistados num momento de grandes ameaças ao seu desenvolvimento integral devido, em especial, ao isolamento, ao fechamento das escolas e a uma maior vulnerabilização de comunidades já bastante afetadas pelas desigualdades do Brasil. Reunimos nossos contatos e conexões para que o alimento, o lúdico, a saúde, a alegria, a aprendizagem e também a cultura de paz, chegassem a cada recanto.
Para tanto, ampliamos nossas vozes nas redes sociais, compartilhamos conhecimentos, palavras de incentivo e abrimos espaços para que especialistas de diversas áreas dialogassem e colaborassem com a clareza e qualificação de informações relevantes, em um momento marcado pela incerteza e imprecisão das palavras. Ampliamos nossos braços, e porque não, nossos abraços, onde nos fizemos presentes.
Intensificamos, também, as ações de incidência política – demanda crescente naquele contexto político e de isolamento social que, entre os desafios, estava migrar do presencial para o online. Com tudo isso, encerramos o ano de 2020 fechando um grupo de Global Leaders for Young Children (GL) com 15 representantes da América Latina – uma conquista banhada por muito diálogo e intencionalidade para colaborar com a ampliação dos olhares para as crianças desta parte do mundo -, entre eles uma consultora associada da Avante.
Nos acolhemos internamente e prosseguimos não apenas resistindo, mas avançando. Renovamos a nossa identidade visual, nossa casa virtual (site), nossa casa presencial (sede), ampliamos nossa equipe e acolhemos respeitosamente as perdas. Semeamos campos de flores. Algumas dessas sementes você pode conferir aqui neste relatório, que traz um tanto de nossas experiências, e que vem repleto do prazer de compartilhar com você e todos aqueles que buscam entender um pouco da egrégora que mantém vivo este nome: Avante – Educação e Mobilização Social, ao longo dos últimos 25 anos, completos no segundo período a que se refere este relatório.
Maria Thereza Marcilio
Presidente da Avante – Educação e Mobilização Social
1.500.000
Estivemos presentes em
21 municípios brasileiros,
em 10 Estados, por meio
de ações diretas dos
nossos projetos