Luciene Pereira dos Santos era uma jovem de 17 anos quando teve seu primeiro contato com a Avante – Educação e Mobilização Social, por meio do projeto Viva Jovem. Três anos depois ela retorna à instituição para participar do Juventude Cidadã, na formação de turismo com ênfase em Hotelaria. Hoje com 29 anos, trabalhando como porteira líder pela empresa Escolta Vip, ela reflete sobre o tempo e a vida para falar da sua experiência.
“Para a Avante eu digo SIMMMM… quando falo da Avante a primeira coisa que me vem à memória é uma bússola, porque a instituição foi a direção para minha preparação pessoal e profissional”, diz Luciene. Ela conta que seu primeiro emprego de carteira assinada foi conquista por meio dos projetos da Avante e que foi nessas formações que ela descobriu a arte de escrever poesias.
“A Avante tem uma capacidade de gerar formadores de opiniões, seres humanos não só qualificados para o mercado de trabalho, mas qualificados para a vida, consciente dos seus direitos e deveres e do seu papel na sociedade”.
Inspirada pelas aprendizagens conquistadas na formação, Luciene fez uma poesia e presenteou a instituição:
Visibilidade Social
Chega de sermos invisíveis
Temos que nos mobilizar
Mostrar que ainda é tempo de mudar
Chega de sermos estutandes
Só na caderneta
Temos que entrar na sala de aula
De cabeça erguida
Utilizar nossas ferramentas
Que são o lápis, o caderno e a caneta.
Chega de reclamar da vida
Já estamos cientes da realidade que vivemos
Temos que procurar melhorar
E dar início a uma nova partida
(Luciene Pereira Santos)